O software nada mais é do que um programa de aparelhos tecnológicos. Está presente no dia a dia de todos aqueles que utilizam petrechos.
O programa funciona basicamente como um conjunto de dados ou instruções que informa a um mecanismo como ele deve seguir, qual trajeto deve fazer para trabalhar. Compõe-se de sistemas operacionais, aplicativos scripts, macros e instruções de código.
Existem três tipos de divisão para classificar um software, sendo eles: software de programação, software de sistema e software de aplicativo. A seguir iremos explicar cada um deles.
Software de programação
É utilizado pelo programador e são usados equipamentos para poder desenvolver novos programas e até mesmo novos softwares.
Nessa classificação os desenvolvedores escrevem códigos, há diferentes linguagens de programação (C, Java, Swift…).
Software de sistema
O software de sistema é responsável por gerenciar o comportamento do hardware do dispositivo, fornecendo as funcionalidades básicas exigidas pelos usuários e demais programas.
Sistemas operacionais como Windows, macOS, Linux, iOS e Android se enquadram nessa categoria. Outros exemplos incluem firmware, software de automação industrial, drivers de jogos e mecanismos gráficos.
Software de aplicação
Esta classificação já é mais conhecida pois trata-se de programas bastante conhecidos, como por exemplo, players de vídeo e música, jogos, editores de textos, calculadoras, navegadores, aplicativos de redes sociais, entre outros.
Alguns aplicativos possuem softwares negativos, com a intenção de roubar dados armazenados no aparelho.
Se interessou por algum desses softwares? Nós da VDESK realizamos a instalação. Entre em contato!